Blog - Saga Consórcios

Por que vale a pena contratar um consórcio?

14/02/2020

Todos sabem: o segundo maior sonho do brasileiro é a aquisição de um automóvel, atrás somente do desejo pela casa própria.

Mas adquirir esses bens, que têm alto valor de mercado, nem sempre é tarefa simples, exigindo muita conta na ponta do lápis e economia familiar.

E para quem não tem condições de pagar à vista, por exemplo, pelo automóvel dos sonhos, as opções presentes nos mercado são financiamento ou consórcio.

Muito, porém, têm esta dúvida: vale a pena contratar um consórcio? A seguir, mostraremos que sim, vale muito a pena! E que, inclusive, é uma modalidade mais viável que o financiamento.



Consórcio = Menos burocracia que um financiamento

É praxe, especialmente no Brasil, que qualquer aquisição de bem mais valioso descambe para uma burocracia quase infindável. 

Isso, além de cansativo, é desgastante e desanimador, fazendo com que, por vezes, o pretenso comprador até desista do negócio.

Afinal, se essa aquisição se der na modalidade “financiamento”, são várias as etapas até a aprovação - tanto com a representante do financiamento como principalmente com o banco.

E quase sempre, nessas etapas, há um entrave de difícil solução ou mesmo a falta de um ou outro documento para aprovação.

Além de toda essa burocracia, minoritária no consórcio, normalmente o financiamento apresenta outra obrigatoriedade da qual o consórcio também está a salvo: as entradas de alto valor para a liberação de crédito.


Consórcio = Juros mais baixos

Para realizar o sonho de ter um automóvel, muitos brasileiros incorrem no grave equívoco de pagar dois ou três e levar só um.

Isso porque assumem financiamentos a perder de vista, com juros estratosféricos, que resultam numa aquisição desproporcional ao comprador – ou seja, um mau negócio.

É exatamente por isso que o consórcio se revela mais vantajoso que o financiamento.

Afinal, embora o consórcio de automóveis preveja taxas de administração, ainda assim este é menos dispendioso do que um financiamento.


Consórcio = Flexibilização de pagamento

Ao contrair um financiamento, a pessoa tem as seguintes alternativas em relação às parcelas: pagá-las ou pagá-las, sob risco de o banco “tomar” o carro.

Já no consórcio, há flexibilidade nos pagamentos – o que é uma vantagem bastante atraente dessa modalidade, uma vez que essa flexibilização acontece de modo interessante. 

Afinal, se o consorciado recebeu um montante de dinheiro – como 13º salário - e deseja adiantar algumas parcelas, isso é possível.

Do mesmo modo, caso ele não tenha mais condições de arcar com as prestações, é possível transferir o consórcio para outra pessoa.

Portanto, no consórcio, a flexibilidade de pagamento existe exatamente para que o consorciado não se desespere e tenha alternativas bem diferentes daquelas presentes no financiamento, como o pagamento de juros altos.

Existem diversas outras razões que comprovam que o consórcio é uma modalidade bastante interessante para você que deseja realizar o sonho do carro próprio.

Quer saber quais são essas razões? Entre em contato com os nossos consultores por aqui ou dê um pulo em nossa sede, no Consórcio Saga.

Venha tomar um café conosco. Estamos em Goiânia, à Rua T-27, 421.

Fale conosco
Loading...