Consórcio cresce 19% mesmo durante a pandemia. Por quê?
O setor de consórcios registrou um crescimento de 19% mesmo durante a pandemia, de acordo com o resultado contabilizado e apresentado em junho deste ano por entidade do segmento.
Em números, essa alta apresentada revela que 1.057 cotas foram contempladas em junho de 2020, enquanto em 2019 foram 890, apontando assim uma variação de 19% entre os mesmos meses dos últimos dois anos.
Destrinchando os índices, tem-se o seguinte: as mulheres se destacam entre as que mais adquiriram cotas de motocicletas e serviços – 44% e 28%, respectivamente -, enquanto os homens lideram as cotas de automóveis.
Registre-se ainda que estes números de junho não são os primeiros positivos experimentados pelo setor de consórcios desde o início da pandemia.
No primeiro trimestre, por exemplo, quando março já sentia os efeitos da COVID-19, o segmento acumulou um crescimento 9,7% em comparação com o mesmo período de 2019.
Tudo isso deixa bastante evidente o seguinte: não tem tempo ruim para o consórcio!
Por que o setor cresceu em meio à pandemia?
E por que não tem tempo ruim para o consórcio? Bem, uma razão é que certamente a moda do “se financiar” pegou entre os brasileiros. Isso graças à conscientização da importância de se incorporar o planejamento financeiro ao dia a dia, tirando de cena os juros.
Isso porque os juros no Brasil, apesar da mínima histórica registrada, ainda estão entre os dez mais cruéis com o cidadão em todo o mundo, ao lado de países como África do Sul, Singapura e Colômbia, por exemplo.
Com efeito, neste momento de relativa incerteza econômica, quem deseja adquirir um bem, como por exemplo um carro, faz questão de uma aquisição que seja livre dos juros – tão incômodos àqueles que fazem financiamento.
Está aí, portanto, um aspecto importante que explica por que o setor experimenta crescimento mesmo em meio a uma pandemia de impactos relevantes no sistema econômico-financeiro.
Além disso, é fundamental destacar outra razão para esta alta do segmento: a segurança que o consórcio oferece neste tempo de incertezas imposto pela pandemia.
O consórcio é, sim, a opção segura para a aquisição de um carro, já que, além da flexibilidade na hora de contemplação para escolher o modelo preferido ou adequado naquele momento, a modalidade tem regramento legal próprio, fiscalizado pelo Banco Central, o que confere segurança plena aos consorciados.
Entendeu por que o consórcio é a modalidade de aquisição que mais cresce, mesmo em tempos difíceis? Que tal compreender, com mais detalhes, os benefícios do consórcio?
Entre em contato com os nossos consultores do Consórcio Saga. Eles estão prontos para te atender e dar o mais amplo suporte e esclarecimento sobre os nossos produtos. Fale aqui.